Arquivo Público inova ao levar Chá de Memória para Arapiraca

Durante a 9ª Edição do Governo Presente, a superintendência do Arquivo Público de Alagoas (APA) realizou mais um Chá de Memória. Desta vez, no município de Arapiraca. Com o objetivo de interiorizar as ações de resgate da cultura, educação e preservação da memória administrativa e histórica da cidade e implantação do equipamento público naquelas cidades.

De acordo com a superintendente do APA, Wilma Nóbrega, os 11 municípios envolvidos no Governo Presente, por meio dos seus prefeitos, foram convidados a participar do evento. E aos secretários da região Agreste foram entregues documentos norteadores para implantação dos Arquivos Públicos Municipais, a exemplo de São José da Laje e Ibateguara, que já inseriram suas sedes e os Chás de Memória em seus calendários.

“Foi apresentado a Legislação sobre Arquivos e os órgãos ligados ao Arquivo Nacional que orientam sobre a implantação de Arquivos Públicos Municipais, Estaduais. Também entregamos aos secretários da Região Agreste os documentos norteadores para esta implantação,” explicou a superintendente.

Wilma Nóbrega ressaltou ainda que os modelos de Projeto de Lei, regimento e a importância do Arquivo Público no resgate e preservação da memória administrativa e histórica da cidade foram abordados durante o Chá de Memória, em Arapiraca, “além da campanha junto a sociedade local para arrecadação de acervos a exemplo do que vem sendo feito em Ibateguara e São José da Laje,” disse ela.

Ascom – 09/04/2018